Produtos e Serviços IBPLAN

Captação de Recursos Financeiros Internacionais e Nacionais

Consultoria financeira visando obtenção de recursos financeiros junto a bancos dos EUA, com as seguintes modalidades:

• Bonds: linha de financiamento à longo prazo, até 30 anos, com larga ou integral carência e taxas de juros competitivas.

• Ações: lançamento de ações secundárias ou primárias nas bolsas de valores. Principais bancos: Raymond James, Citigroup, JP Morgan Chase, Bank of America e Wells Fargo.

No Brasil os principais bancos com linhas de créditos específicos que atuamos são: BNDES, BNB, CEF, BASA e DESENVOLVE-SP, SANTANDER, BRADESCO, ITAÚ e SAFRA.

Avaliação de Empresas – Valuation

A determinação do valor das empresas é o fator-chave nas negociações de fusões e aquisições e tem como objetivo estimar uma faixa de referência que sirva como base no processo negocial, pois representa o valor potencial de um negócio em função da expectativa de geração de resultados futuros. Os modelos são essencialmente quantitativos, no entanto o processo de avaliação contempla muitos aspectos subjetivos, inseridos nas premissas de tais modelos.
As metodologias mais utilizadas são: método contábil/patrimonial, método do fluxo de caixa descontado, método dos múltiplos, também conhecido como método de avaliação relativa, e método de EVA/MVA.

Consultoria à Distância

O ambiente empresarial em seus diversos aspectos vem se modificando e tornando-se mais competitivo e exigente, impactando com novos modelos de gestão e realidade empresarial. Muito mais do que fórmulas mágicas para solucionar seus problemas, as empresas devem implementar metodologias/tecnologias adequadas e
ágeis nos subsistemas operacionais e de informação com destaque a fomentar a competência das pessoas e estimulá-las à realização dos objetivos da empresa. O IBPLAN apresenta um modelo atual de consultoria: à distância que envolve a tecnologia com a qualidade requerida, conheça as ferramentas:


• Indicadores de desempenho empresarial
A abordagem é a mensuração do índice de progresso, i.é., na atividade de melhoria contínua, com foco no estabelecimento de metas individuais e de equipe, remuneração, alocação de recursos, planejamento, orçamento e
aprendizado estratégico. Mensalmente é feita reunião entre consultoria e empresa on-line.


• Gestão Estratégica de custos
O foco utilizado nesta ferramenta é voltado para medição do resultado econômico e definição de estratégia do preço de venda. Os sistemas utilizados são: absorção, taxa, pleno, custeio baseado em atividades e
variável, em função da adequação à empresa.

• Check-up Econômico, Financeiro e Tributário
Esta ferramenta visa, num horizonte de 5 anos, medir a performance da empresa, vis-a-vis o setor de inserção da organização.

Planos de Negócios

O plano de negócios é um documento de comunicação entre o público interno – tomadores de decisão e os possíveis públicos externos – bancos, fundos investidores, etc., em investir ou colaborar com a empresa, sendo um elemento
fundamental no alinhamento de sua visão e de suas estratégias.
Normalmente, um plano de negócios trata da comercialização de uma inovação. Discute a oportunidade, o mercado, as competências da empresa ou dos empreendedores de se apropriarem da oportunidade, a estratégia, bem como
estabelece os planejamentos.
Responde às seguintes questões:
(a) existe uma oportunidade?
(b) esta oportunidade é para mim?
(c) que ativos e competências devo reunir e articular para montar uma proposta
competitiva?
(d) qual a estratégia vencedora?
(e) de que volume de recursos necessito?
(f) e, finalmente e talvez o mais importante – qual é a equipe?


Públicos externos
• Bancos internacionais
• BNDES, BASA, BNB, CEF e Desenvolve SP
• Fundos de Investidores: pessoa física ou jurídica

Empreendimentos Varejistas

Consultoria para o desenvolvimento de empreendimentos varejistas,
com ações centradas:
• nos estudos de mercado
• nos estudos de viabilidade econômica e financeira
• na prospecção de áreas
• no planejamento
• no desenvolvimento
• na implantação
• na comercialização
• na gestão, na auditoria comercial e
• na expansão de redes varejistas (lojas de departamento,
hipermercados, etc)
Foco: shopping centers, outlet centers, malls, galerias e lojas autônomas
Estudos Realizados:
Shopping centers 105
Hiper e supermercados 41
Outros estudos de mercado 25